economia

economia

Published on 31 August 2023
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
kc
kauany capuchinho
kauany's Personal Gallery
Transcript
00:00
DOCUMENTAÇÃO PARA IMPORTAR E EXPORTAR  MERCADORIAS 
00:05
1. Certificado de origem (CO); 2. Romaneio de Carga; 3. Fatura Proforma; 4. Fatura Comercial; 5. Conhecimento de embarque; 6. Licenciamento de Importação (LI); 7. Declaração de Importação (DI).
00:05
IMPORTAÇÃO
00:12
DOCUMENTOS
00:12
Apresenta todos os itens que serão embarcados e as informações sobre eles. Por exemplo o método de rastreio, volume e o nome da companhia. É emitido pelo importador. 
00:12
Comprova a origem da mercadoria e aplica a tarifária adequada. É exigido quando ocorre isenção ou redução de impostos sobre o material. Um novo certificado deve ser emitido a cada nova importação.
00:12
Romaneio de Carga ou Packing List
00:12
Certificado de  Origem (CO)
00:29
DOCUMENTOS
00:29
Documento emitido pela transportadora que atesta o recebimento da carga, as condições de  transporte e as obrigações de entrega das mercadorias ao destinatário legal, conferindo a posse das mercadorias.
00:29
Nota preliminar de venda enviada aos compradores antes de uma remessa ou entrega de mercadorias. Funciona como um  orçamento que antecede o faturamento oficial da mercadoria.
00:29
Fatura Proforma ou Proforma Invoice
00:29
Conhecimento de embarque
00:49
Fatura Comercial ou Commercial Invoice
00:49
É uma Nota Fiscal com validade  internacional. Deve conter os seguintes dados: Dados completos do Importador; Dados completos do Exportador; Número da fatura comercial; Data da emissão; Condição de pagamento; Local de embarque e desembarque; Modal de transporte; País de origem / aquisição e procedência; Quantidade e espécie de volumes; Descrição completa da mercadoria; etc.
01:04
É emitido por órgãos anuentes, como base nas leis federais. Contém informações da mercadoria e da operação. Pode ser emitido antes ou depois do embarque. Nem todos os produtos e processos precisam de LI.
01:04
LICENCIAMENTO DE IMPORTAÇÃO (LI)
01:15
É o documento emitido pelo despacho de importação, que é emitida no Siscomex Importação Web. Deve conter os seguintes dados: * Identidade do importador e do comprador da mercadoria; *Informações da carga (volume, peso, unidades de transporte); *Classificação fiscal da mercadoria; *Valor aduaneiro; *Identificação da origem; *Procedência e aquisição
01:15
DECLARAÇÃO DE IMPORTAÇÃO (DI)
01:27
1- Fatura Pro forma ou Proforma Invoice 2- Fatura Comercial ou Commercial Invoice 3- Romaneio de Carga 4- Nota Fiscal de Exportação (NF-E) 5- DU-E (Declaração Única de Exportação) 6- Conhecimento de Embarque 7- Apólice de Seguro de Transporte 8- Certificado de Origem 9- Carta de Crédito (L/C)
01:27
EXPORTAÇÃO
01:34
Certificado de Origem Conhecimento de Embarque
01:34
Fatura Pro forma ou Proforma Invoice Fatura Comercial ou Commercial Invoice Romaneio de Carga ou Packing List
01:34
DOCUMENTOS
01:44
NOTA FISCAL DE EXPORTAÇÃO (NF-E)
01:44
É um importante documento na movimentação das mercadorias e qualquer erro pode causar grandes prejuízos. Este documento obrigatório traz todas as informações sobre a sua mercadoria, para que desta forma ela possa circular desde o país de origem ao destino. Sendo assim, ela é primordial para realizar o despacho aduaneiro e ainda para o embarque.
01:59
A DU-E é um documento eletrônico com informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística. Que caracterizam a operação de  exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento da operação; e serve de base para  o despacho aduaneiro de exportação.
01:59
DU-E (Declaração Única de Exportação)
02:14
Apólice de Seguro de Transporte
02:14
A Apólices de Seguro para Transportes é uma forma de proteger o transportador de alguns riscos no trajeto, como acidentes, roubos e avarias na carga. Esse seguro tem como objetivo cobrir possíveis danos  e prejuízos causados à carga transportada, seja ela por vias aéreas, terrestres ou marítimas.
02:29
Carta de Crédito (L/C)
02:29
A Carta de Crédito é uma modalidade de pagamento que possui regulação internacional, além da intermediação de  um ou mais bancos, de forma a garantir a segurança da transação comercial entre exportador e importador. Assim como os Incoterms, a Carta de Crédito também  é regulada pela Câmara Internacional do Comércio.
02:44
Documentos necessários para o embarque ao exterior: * Romaneio de Carga ou Packing List * Nota fiscal de exportação * DU-E (Declaração de Exportação) no Portal Siscomex * Certificado de Origem * Conhecimento de embarque (emitido após o embarque)
02:44
Para circulação da mercadoria no país de origem são: * Fatura Comercial ou Commercial Invoice * Romaneio de Carga ou Packing List * Nota fiscal de Exportação * Certificados adicionais, quando necessários
02:44
Documentos de Pré Embarque
02:54
Os documentos para negociação junto ao Banco (pagamento) são: * Fatura comercial * Conhecimento de embarque * Letra cambial ou saque * Carta de crédito (original) * Certificados adicionais (quando necessário) * Apólice ou certificado de seguro (caso a condição seja CIF) * Borderô ou carta de entrega
02:54
Documentos para negociação junto ao banco e os documentos contábeis.
02:54
Documentos de Pós Embarque
03:09
* Características do produto (especificações, aplicações); * Embalagem para o transporte (tipo, material, peso); * Volume disponível para a exportação (para entrega única e programada); * Preço (por unidade e total, na moeda da negociação); * Prazo de entrega (em função da confirmação do pedido ou do recebimento da carta de crédito); * Incoterm da Negociação;
03:09
Aspectos a definir nos Documentos de Exportação
03:24
Eduarda Silva, Emily Souza, Hevelyn Souza Isabelly Karla, Kauany Silva, Maria Clara
03:24
OBRIGADA!