Multimedia

Multimedia

Published on 12 March 2023
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
Transcript
00:01
Multimédia
00:05
Conceito de multimédia
00:06
Multimédia é a ultilização de variados meios para transmitir uma mensagem
00:08
Resulta das palavras latinas Multi  (múltiplo) e Media (meio) significa  múltiplos meios
00:13
Tipos de media
00:14
Os textos, os gráficos, as imagens, os vídeos, as animações e o áudio são tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia
00:16
Podem ser estáticos ou dinâmicos
00:21
Tipos Estáticos
00:22
Os tipos de media estáticos agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, nomeadamente textos e gráficos de media estáticos
00:28
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas, os jornais e os livros.
00:28
Imagem
00:34
As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático.
00:40
Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados
00:46
Texto
00:46
O texto constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos.
00:46
O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows®, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text.
00:55
Dinâmicos
00:56
Os tipos de media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, o áudio, o vídeo e a animação.
00:57
Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico.
01:06
Áudio
01:08
- O áudio corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital.
01:11
- O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.
01:13
- O formato digital pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade do sinal capturado. Esta digitalização é obtida através da conversão do sinal analógico em digital.
01:22
A animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.
01:25
Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.
01:27
Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
01:46
MODOS DE DIVULGAÇÃO
01:49
A divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes. Também a divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.
01:52
Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados na divulgação de conteúdos multimédia são do tipo óptico, CD e DVD.